Formabruta: Dupla de designers inova
produção contemporânea de design autoral
Motivados por experimentações menos convencionais sobre a produção de mobiliário assinado, os designers Stefania Grünspan e José Fernando apostam em uma criação autoral e afetiva para a criação de suas peças. “Nosso processo é variado. Desenhamos de acordo com nossos desejos que surgem de memórias, observações do cotidiano, materiais e para demandas específicas”, conta Stefania. O resultado é um estilo único que, para José, flerta com o minimalismo e o brutalismo. “Nos identificamos com os estilos e misturamos com uma pesquisa detalhada de materiais e acabamentos que exploram as relações de peso e equilíbrio das peças, despertando curiosidade, além de trazer elementos da nossa memória visual e afetiva", completa.
Para conduzir o processo de criar algo singular, as experimentações de técnicas e materiais fazem parte do DNA da Formabruta. Foi desse ímpeto que surgiu uma das peças mais inconfundíveis da dupla: o buffet da linha Mancha. A peça é resultado de um estudo de tingimento inspirado em tapumes de obra; “embora simples, é pouco aplicada no design e traz resultados incríveis”, explica Stefania. A linha Breu também merece atenção; “a pintura de poro aberto destaca a beleza natural dos veios da madeira, mesmo com cor”, menciona José.
A Formabruta é uma marca que chega ao mercado para ir além do design. Qualidade construtiva, experiências agregadoras, responsabilidade com os parceiros e com os processos são pilares presentes nos projetos. “Acreditamos que as soluções no uso de materiais e nos processos alternativos aos tradicionais serão ampliados, caminhando para um design autoral que cada vez mais sugere alternativas criativas à forma atual de produzir”, esclarece José.
Ale Gusmão Comunicação